terça-feira, 13 de novembro de 2012

A importância da Paleontologia para a Biologia


                 A paleontologia é uma ciência dedicada ao estudos dos diferentes organismo que habitaram a Terra no transcorrer do tempo geológico. Ela é uma disciplina que envolve diversas outras como: a Biologia, Ecologia, Geologia etc, visando uma compreensão integrada dos eventos e fenômenos que possibilitaram as transformações ambientais durante a historia geológica do nosso planeta.

Esta vem evoluindo, em função de novas maneiras de se fazer as pesquisas , e esta evolução contribui para dar total suporte aos estudos de evolução e biodiversidade do passado, servindo de base para datação e correlação temporal das rochas, informando sobre o modo de vida e com quem cada ser pré histórico habitou, o tipo de alimentação, em que tempo geológico viveu dentre outras.

O que torna a Paleontologia tão interessante é o fato de permitir investigar e, de certa forma, especular, sobre os seres que viveram há muito tempo atrás. Os fósseis constituem importante evidência do processo evolutivo. Além disso, os fósseis são úteis para o reconhecimento de rochas sedimentares e sua sucessão temporal.


Fósseis de conchas de bivalves num afloramento plistocénico (Araya, Venezuela)

É a partir do estudo destes fósseis que a Paleontologia consegue mostrar sua interdisciplinaridade com a Biologia, tendo como principal objetivo o fornecimento de dados para a evolução biológica, estimar datação relativa das camadas, reconstituição dos ambientes/ecossistemas a partir do estudo dos registros destes fósseis, reconstituir também a história geológica da Terra e identificar as rochas em que podem ocorrer substâncias minerais e combustíveis como o fosfato, carvão e o petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário